Voluntários colaboram para avanço na vacinação contra Covid-19 em Macapá

Profissionais da saúde e estudantes estão juntos trabalhando nesse processo de imunização. Já são 200 voluntários cadastrados atuando na vacinação na capital

Voluntários têm sido essenciais no trabalho de vacinação contra a Covid-19 em Macapá. Profissionais da saúde e estudantes estão juntos trabalhando nessa campanha de combate ao novo coronavírus. No momento, 200 voluntários cadastrados estão atuando na vacinação na capital. Recentemente, houve um crescimento na quantidade de pessoas voluntárias, em virtude do aumento do público-alvo, e também por conta da multiplicação dos pontos de vacinação pela cidade.

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

“Esse processo de vacinação está ocorrendo com êxito porque nós estamos contando com os colaboradores voluntários que vieram para somar com a gente na campanha de vacinação, diz a Coordenadora Municipal de imunização Monique Uchoa.

Para ser voluntário é preciso ser bacharel ou técnico em enfermagem e estudante dos cursos de medicina, bacharel ou técnico em enfermagem e farmácia, pois é necessário que haja em suas grades curriculares os componentes de imunização, vacinação e aspectos relacionados a fatores biológicos. Quem se voluntariar, deve ter uma noção básica disso e também precisa saber sobre aplicação de injetáveis.

A Coordenadora Municipal de imunização conta ainda que a ajuda das pessoas que estão trabalhando de forma voluntária tem contribuído consideravelmente no avanço do processo de imunização. “Nós criamos um formulário para que as instituições públicas e privadas viessem colaborar com a gente nesse processo. Os voluntários trabalham conosco desde o início da campanha e tem sido nossa força tarefa, pois conseguimos avançar muito no processo de vacinação, porque se estivéssemos contando apenas com nossos servidores efetivos, não teríamos conseguido avançar tanto”, afirma Monique Uchoa.

Os voluntários podem colaborar em várias etapas durante a campanha de vacinação. A participação deles consiste em fazer o cadastramento dos vacinados ou então podem ajudar na aplicação da vacina, sob a supervisão de um profissional da saúde. Além disso, podem atuar em buscas ativas, e na digitação das fichas para que elas sejam contabilizadas no sistema como pessoas vacinadas e entre outras coisas.

SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

Cada voluntário tem ajudado muito as equipes de saúde na hora da vacinação e mesmo nesse momento de crise, fazer parte desse procedimento, para eles, é algo satisfatório. “Nossa principal motivação é ajudar a população a sair desse momento de crise sanitária, até porque não existe nada mais importante do que a vacina. É exaustivo, mas é muito gratificante saber que nós estamos fazendo a diferença na vida das pessoas”, expõe Izabele Pojo, voluntária na vacinação e acadêmica de enfermagem.

Facebook Comments Box

Letícia da Paz

Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Amapá e colaboradora no site Catraia Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.