Projeto “Fisio em casa” estimula cuidados com a saúde durante isolamento social

Por meio de vídeos publicados nas redes sociais, a iniciativa busca levar educação em saúde para as pessoas e incentivar a realização de exercícios
 
“Fisio em casa” é uma ação do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), coordenada pela professora Ariely Nunes e tem a colaboração das acadêmicas Aline Navarro e Nathália Uchôa. Nesse período de isolamento social da COVID-19, com a finalidade de encorajar a população amapaense a cuidar da saúde.
Através da disponibilização de uma série de vídeos que abordam sobre a importância desses cuidados com a saúde, o projeto mostra exercícios que podem ser feitos em casa, tais como alongamentos, ginástica laboral, orientações de posturas e exercícios respiratórios.
 
“O projeto de incentivo a saúde busca proporcionar à comunidade acadêmica e geral o acesso a um conteúdo educativo, prático, útil e inclusivo baseado em conhecimentos científicos”, afirma a coordenadora Ariely Nunes.
Logo do projeto
 

A acadêmica de fisioterapia Aline Navarro mostra a importância da realização dos exercícios tanto na prevenção quanto na reabilitação pós doença, principalmente nesse tempo de pandemia do novo Coronavírus. “Pensamos também em auxiliar pacientes que foram acometidos com a COVID-19, pois a doença deixa sequelas no pulmão, dificultando a respiração. Foram publicados três vídeos só de fortalecimento pulmonar para também mostrar como fortalecer e preparar o pulmão de quem não foi acometido com a doença a fim de que as sequelas sejam menores”.
O cronograma de episódios do “Fisio em casa” foi montado pelas acadêmicas juntamente com a coordenadora. Os vídeos são gravados antes de ir para o ar e encaminhados aos intérpretes para a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Geralmente são publicados três vídeos semanais às segundas, quartas e sextas. Além de buscar popularizar a ciência fisioterapia, as alunas decidiram acrescentar cenas divertidas para deixar os exercícios mais divertidos e fazer a interação com as pessoas.
 
             Foto: Arquivo Pessoal / Nathália Uchôa e Aline Navarro
SEGUNDA TEMPORADA DO PROJETO
 
O projeto já liberou todos os episódios da primeira temporada, na qual foram esplanadas algumas áreas e atuações que a fisioterapia realiza. Já na segunda, incluirão exercícios aeróbicos, algumas curiosidades do curso de fisioterapia e pretendem fazer episódios conforme a interação com o público.
“Esperamos que as pessoas possam ter essa interação com a gente. Além de tudo isso, nossa intenção é também mostrar nosso carinho a toda população do Amapá”, diz Aline Navarro.

EPISÓDIOS DO “FISIO EM CASA”
 
Os vídeos estão disponíveis na página do Instagram do projeto e nas redes sociais da UNIFAP, acesse:
Instagram “Fisio em Casa” – https://www.instagram.com/fisioemcasaunifap/
 
Redes sociais da UNIFAP:
 
 
 
 

 

 

 

 
 

 

Facebook Comments Box

Letícia da Paz

Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Amapá e colaboradora no site Catraia Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.