Precauções devem ser mantidas durante realização de atividades físicas, dizem médicos

Medidas de prevenção no decorrer da prática de exercícios físicos em academias e ao ar livre são fundamentais para evitar a propagação do novo coronavírus

A prática de atividades físicas tanto em academias quanto ao ar livre proporciona diversas vantagens para a saúde, promove bem-estar, qualidade de vida e além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Recentemente é perceptível que atividades realizadas ao ar livre, tendo como exemplo caminhada e corrida, estão se tornando cada vez mais constantes entre a população amapaense.

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

Em virtude das restrições ocasionadas pela pandemia da Covid-19, médicos alertam que caso as medidas de prevenção, como o distanciamento social e a utilização de máscara, não estiverem sendo seguidas no momento da prática das atividades, ao invés de se tornar algo benéfico, pode acabar se transformando em uma forma de disseminação da doença.

A médica Helen Melo da UBS Lélio Silva explica que ao realizar atividade física em qualquer ambiente, principalmente onde se tem uma concentração maior de pessoas, é preciso ter o entendimento de que também existe o risco de contaminação. Logo, é importante manter todas as precauções durante os exercícios.

“É necessário que esses atletas ou essa pessoa que está fazendo a prática desportiva mantenha todos os cuidados, principalmente o uso de máscara e o distanciamento, independentemente de ser ao ar livre ou em academia. O uso de máscara é essencial tanto para a proteção individual, mas também para proteger o próximo que também está ali praticando atividades, e manter sempre o distanciamento de pelo menos um metro e meio”, diz a médica Helen Melo.

Nas academias, sejam climatizadas ou não, além do distanciamento e do uso da máscara, é imprescindível efetuar ainda outras medidas, tais como a higienização adequada dos aparelhos antes e após os treinos, uso de álcool em gel e o não compartilhamento de garrafinhas de água. Todos os cuidados são indispensáveis não somente nesses estabelecimentos, mas para a prática de qualquer tipo de atividade.

SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

“É importante a população compreender que sem esses cuidados está se submetendo ao risco, tanto nas academias quanto no ambiente externo, quando já se tem uma certa circulação de pessoas, ou até mesmo uma certa aglomeração”, expõe a médica.

Facebook Comments Box
Letícia da Paz

Letícia da Paz

Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Amapá e colaboradora no site Catraia Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.