Loki: Tudo o que você precisa saber antes de assistir a série

O último episódio será lançado dia 14 de julho e reunimos várias curiosidades e easter-eggs sobre a série

Por: Diego Balieiro

Loki está chegando ao seu final de temporada e fechando mais um arco de séries da Marvel com o Disney+, a trama do Deus da Trapaça é completamente diferente das produções de como WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal, talvez sendo a mais importante de todas é a mais divertida.

A série é sobre viagem no tempo e se passa logo após sua última aparição em Ultimato, sumido com o Cubo Cósmico. Mesmo se tratando desse conceito de viagem no tempo e abordando todos os paradoxos e regras de viagem no tempo, Marvel conseguiu acertar e ao mesmo tempo de apresentar esse universo para o público fiel, consegue simplificar para os que estão sendo inseridos.

SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

Logo após roubar o Cubo, Loki é levado pela TVA (Time Variance Authority) ou aqui no Brasil a AVT (Agência de Variância Temporal) que é uma organização que trabalha para preservar a Linha Temporal. Está agência está fora do tempo e espaço e foram criados pelos Guardiões do Tempo, que são nada mais que três entidades.

Série e quadrinhos

Nos quadrinhos a AVT monitora o fluxo do tempo no multiverso, ela localiza linhas temporais potencialmente perigosas, e eliminando-as. Além de eliminar todas as variações e ramificações, caso não seja eliminado ou controlado, pode crescer e se tornar linhas temporais alternativas. No caso do Loki, após o roubo, e ser preso por alegações de ter fugido de seu destino na qual seria preso e eventualmente morrer nas mãos de Thanos, ele acaba se tornando uma variante temporal e a AVT não pode permitir.

Já os guardiões, foram introduzidos nos quadrinhos como seres artificiais criados por uma entidade misteriosa conhecida apenas como “Aquele Que Restou”, o último agente vivo da AVT. Para manter a ordem e a supremacia cronológica da AVT, Aquele Que Restou cria esses seres nas quais devem canalizar a energia temporal e prover um registro temporal de qualquer sociedade que surgir quando o universo termina e recomeça. Entretanto, seu experimento não sai como planejado e ao invés de criar os Guardiões do Tempo, ele acaba criando os “Modificadores do Tempo”, um trio de seres que viajam na história da Marvel causando o caos.

Para poder parar os Modificadores do Tempo, Aquele Que Restou com a ajuda do Deus do Trovão Thor (Loki não é inserido na história) para poder vencê-los. Finalmente, ele consegue e logo após é criando uma nova versão dos Guardiões do Tempo, na qual tomam a forma de 3 lagartos que são chamados de Ast, Vorth e Zanth, que começam os trabalhos como Guardiões do fim dos tempos, trabalhando meio que em conjunto com a AVT, algo que é bem diferente do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Não iremos nos aprofunda na história da série por motivos de fazer você assistir ou se já assistiu, poder entender todo esse universo compartilhado.

Outro personagem que surge na série é o interlocutor da AVT, Mobius M. Mobius, um burocrata interpretado por Owen Wilson. Nos quadrinhos Mobius é um gerente júnior na AVT, ao longo do tempo vai ganhando mais espaço e posicionamento na agência, então ele acaba se envolvendo em inúmeros casos com o Quarteto Fantástico, afinal o Reed Richards e seu grupo estavam mais do que acostumados a mexer com o tempo, tanto que o Quarteto conseguiu escapar várias vezes da AVT e também da sua zona de tempo zero. Ao que tudo indica, Loki pode acabar tendo que fazer o mesmo no final da série.

Em Loki vemos um deus confrontado não só com a própria mortalidade, mas com a própria insignificância. Ao mesmo tempo vemos o Universo Cinematográfico Marvel ser ampliado de uma forma imensa. Esqueça tudo que aprendemos até hoje, esqueça Thanos, Celestiais, Inumanos, Eternos.

Curiosidades

Para realizar a série, a equipe envolvida desde o início na produção buscou uma profissional na direção capaz de lidar com as particularidades do projeto. Sendo assim, a responsável ficou com a diretora britânica Kate Herron.

“Adoro o cinema de gênero, adoro ficção científica e fantasia, mas nesta história, para mim foi mais importante despir de todos os elementos fantásticos para encontrar o coração da história. Vejo como uma jornada de autodescoberta, de alguém tentando encontrar seu lugar no universo. É uma história de reinvenção e moralidade”, disse Herron.

Além de interpretar o deus da mitologia nórdica, Tom Hiddleston, é responsável como produtor executivo da série. Para o ator, o projeto proporcionou uma grande oportunidade de poder explorar mais o seu personagem como nunca havia feito.

“Nesta história, mostramos que ele pode mudar, que pode crescer. Tem sido um presente incrível para mim como ator. Loki é uma caixa fascinante de infinitos enganos, e quando você pensa que o conhece, ele revela algo diferente”, destacou o intérprete de Loki.

O Kevin Feige (responsável por toda MCU) já disse que Loki será importante para definir a Fase 4 do MCU e tudo aponta para o Multiverso, tendo em vista o significado dos Guardiões do Tempo. Em Quantumania, o próximo filme do Homem-Formiga e da Vespa, na qual será o vilão Kang, o conquistador.

Kang é um vilão viajante do tempo que aparece nas horas mais inconvenientes, já foi derrotado pela maioria dos heróis da Marvel. Kang é apaixonado pela princesa Ravonna Renslayer, que na série é a Juíza que julga Loki. Também há boas possibilidades de que Dr. Estranho e o Multiverso da Loucura envolve o Multiverso, então não é errado imaginar que ao final da série Loki acaba, sem querer criando o Multiverso e dando início a uma série de altas confusões na maior adrenalina estilo Marvel.

No episódio quinto de Loki, é inserido vários easter-egg e junto deles referência a Kang e outros.

Easter-egg do quinto episódio

Alerta de spoiler do quinto episódio, caso não tenha assistido ainda, pule para o próximo tópico

Durante o decorrer da série tiveram vários easter-eggs mas vamos apresentar as do quinta que tiveram grandes repercussões. O episódio foi lançado no dia 7 de julho e veio com referências de produções anteriores da MCU e dos quadrinhos e reunimos 5 easter-egg para você entender tudo.

1 – Título

O título do episódio faz referência ao quadrinho de mesmo nome, do deus da trapaça, “Jornada ao Mistério” ou em inglês, Journey into Mystery. Na qual Loki aparece pela primeira vez, em 1962.

2 – Alioth

O grande vilão do quinto episódio é Alioth, uma misteriosa nuvem roxa que passa o dia devorando variantes no vazio. Este é outro personagem que surgiu nos HQ’s e que tem conexão direta com Kang.

3 – Thanos-Cóptero

Podemos entrar em consenso que Thanos é mega poderoso e foi capaz de apagar metade dos seres do universo, mas também precisa se locomover como qualquer um. Nos quadrinhos um desses meios era o Thanos-cóptero (obrigado a quem criou e deu esse nome) esse helicóptero apareceu durante as histórias dos anos 1970.

4 – O deus do trovão, poderoso Thorg

Se o Loki tem uma versão (vacinado) Jacaré o (Jacaloki) por que não ter uma versão do deus do trovão de sapo? Nos quadrinhos o personagem é chamado de Thorg e na verdade é um humano que virou sapo por causa de uma maldição e que depois ganhou seus poderes.

5 – Loki para presidente

Esse tópico não é uma surpresa já que a versão presidencial de Loki apareceu nos trailers, mas foi no quinto episódio que ele deu as caras. Vote Loki foi uma minissérie em quadrinhos publicada em 2016, contabilizando quatro edições, na qual o irmão de Thor se candidata à presidência dos E.U.A com uma forma curiosa de se promover: Todo político mente, e pelo menos ele seria honesto sobre isso.

Bônus

E vamos a um item bônus. A embarcação que aparece n’O Vazio em certo momento do episódio, devorada por Alioth, carrega o número 173 e o nome USS Eldridge, é um navio militar que existiu de verdade, e esteve envolvido em uma história misteriosa.

Segundo uma teoria de conspiração que circula por anos, o Eldridge participou de um experimento da Marinha dos E.U.A em 1943, no qual toda a embarcação ficou invisível a olho nu por um período de tempo, graças a um dispositivo de camuflagem décadas a frente da tecnologia da época.

Nada disso foi provado, é claro, e a Marinha nega a existência do “Experimento Filadélfia”, como ficou conhecida a teoria, até hoje.

Memes (Com spoilers)

Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que o brasileiro sabe fazer um meme de qualidade e claro que o deus da trapaça e por que não da zoeira não poderia ficar de fora dessa. A catraia digital reuniu alguns memes dessa série que já é um fenômeno.

Estamos entrando em uma era de entidades cósmicas além da compreensão, incluindo Wanda Maximoff, que é uma Entidade Nexus, uma criatura que é uma espécie de intercessão entre todas as Realidades, ela existe e consegue acessar todas as possibilidades e variações.

Para finalizar, o Tom Hiddleston declarou esperar que os fãs possam amar a nova história do deus da trapaça. “Que criamos algo brilhante, colorido e espetacular, contendo luz e sombra, profundidade e humor. Criamos personagens interessantes e novos mundos nos quais as pessoas enfrentam desafios físicos e emocionais que as colocam à prova”.

Loki está disponível na Disney+ e o último episódio sairá no dia 14 de julho.

Facebook Comments Box

Diego Balieiro

Acadêmico de jornalismo na Universidade Federal do Amapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.