Lockdown: novas medidas restritivas são divulgadas e geram aglomerações em pontos da cidade

Academias, supermercados e atividades essenciais terão que seguir novas medidas de funcionamento por mais sete dias

O Governo do Amapá tornou público na manhã desta quinta-feira, 25, as novas medidas do decreto, renovando por mais sete dias o Lockdown em todo Estado. Além das medidas já estabelecidas, agora foram incluídos restrições ao funcionamento de supermercados, atacarejos, templos religiosos e academias. 

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

Os serviços de gêneros alimentícios continuam funcionando até a sexta-feira, 26, de 7h às 20h. Contudo, no sábado (27) e no domingo (28) haverá um lockdown total, onde esses serviços seguirão fechados e só retornam na segunda-feira, 29, de uma maneira reduzida. Dentro desses espaços só será permitida a presença de uma pessoa por família. 

Além disso, as academias consideradas como um serviço essencial deverão fechar a partir desta quinta-feira, 25, até o fim do decreto, com previsão para terminar no dia 31 de março. 

Após a apresentação das novas medidas divulgadas na manhã desta quinta-feira, 25, o Governo do Amapá realizou uma live no início desta noite juntamente com a Prefeitura de Macapá e Santana para apresentar um alinhamento dos decretos, antes estabelecidas. 

Entre elas estão: 

  • A permissão para o funcionamento de serviço de restaurantes apenas por delivery (setor de alimentação), com horário de funcionamento de 8h até 1h.
  • Atividades religiosas poderão acontecer todos os dias, mas apenas com 50% da capacidade de ocupação.Tendo autorização para abrir no sábado (27) e no domingo (28). 
  • Continua em vigor a ‘Lei Seca (proibindo a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas), fortalecendo o toque de recolher das 20h até 6h.

REDUÇÃO DE HORÁRIO 

No próximo fim de semana, ocorrerá o lockdown total das atividades com o retorno previsto a partir de segunda-feira, 29. Porém, com um sistema de horário diferenciado para os serviços de alimentação, das 7h às 13h funcionarão os supermercados e atacarejos, e das 10h às 18h os mercantis e miniboxes.

Reprodução Internet

Dentro desses estabelecimentos, incluindo distribuidoras, está proibida a venda de bebidas alcoólicas. Neste fim de semana os únicos locais permitidos por decreto a funcionar são: venda de gás, água, farmácias e postos de combustíveis.  

SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

AGLOMERAÇÃO

Com o novo lockdown, durante todo o dia foi flagrado pelas redes sociais uma corrida até os supermercados. Em inúmeros locais nos municípios de Macapá e Santana era possível reconhecer uma grande aglomeração por parte do público, concentrando o pânico e o medo do fechamento total das atividades essenciais e não essenciais. 

Reprodução Internet

Por conta de grandes filas e pontos de aglomeração nos municípios, o Governo do Amapá por nota se manifestou destacando que “os fiscais do governo e do município já estão atuando para garantir o cumprimento das medidas de restrição impostas pelos decretos”. 

Facebook Comments Box
Monalice Nogueira

Monalice Nogueira

Aprendiz de jornalista e intensa demais para falar pouco ou raso, gosto de profundidade, a oportunidade de conhecer o todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.