INSS: prova de vida pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pede aos seus segurados que realizem a prova de vida INSS 2021, que também pode ser feita através do aplicativo ou site por pessoas do grupo de risco

O INSS disponibiliza aos seus segurados com mais de 80 anos uma forma de realizar a prova de vida de forma virtual, sem precisar sair de casa: Você pode começar fazendo o download do aplicativo “Meu INSS” seja para aparelhos Android ou IOS.  

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

Em seguida, o próximo passo será fazer login com sua conta de beneficiário e tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular. É necessário ter em mãos o título de eleitor ou CHN para informar a data de emissão do documento que você decidir usar para comprovar sua identificação.

A prova de vida é uma comprovação feita anualmente pelo INSS para reafirmar a existência de seus beneficiários, independente de benefício. Essa comprovação precisa ser feita anualmente, em qualquer agência do INSS, consulados ou na residência de aposentados que apesentarem dificuldades de locomoção.

Porém, é necessário esclarecer que, em casos de dificuldades de locomoção deve-se ser feita a comprovação por meio de uma declaração ou atestado médico, de forma em que os documentos serão anexados e enviados pela internet.  

Vale ressaltar que a prova de vida online é uma forma de priorizar a segurança dos segurados do INSS que, em grande maioria é composta por integrantes do grupo de risco do coronavírus. A prova é de suma importância e necessária para todos os beneficiários como forma de evitar fraudes no recebimento do benefício.

SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

O indivíduo que puder e precisar fazer a prova de vida presencialmente, pode ir diretamente até ao banco que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de trabalho, carteira de identidade ou carteira de habilitação. Lembrando também que em algumas instituições, a prova pode ser realizada através da biometria.

Facebook Comments Box
Juliana Pedrozo

Juliana Pedrozo

Devidamente enamorada pela arte de comunicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.