Futebol feminino amapaense segue “esquecido” em meio à crise do coronavírus
O Campeonato Amapaense masculino voltou na última quinta-feira, 27, enquanto as competições de Futebol Feminino seguem sem data para retornar
Após mais de cinco meses sem jogos de futebol nas competições estaduais, a bola voltou a rolar pelo Campeonato Amapaense de Futebol masculino na última quinta feira (27). Por outro lado, as equipes de femininas seguem sem ao menos uma previsão para o retorno das competições femininas.
CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!
Enquanto os jogos não acontecem, as equipes profissionais vem tentando ajudar as jogadoras de algumas forma. No Esporte Clube Macapá, por exemplo, a equipe tem tentado prestar assistência para suas atletas, como conta a jogadora do azulão Luana Makolly.
” Não é o suporte que a gente merecia ter, mas sim, o Macapá não nos abandonou, ajudou com cestas básicas, com algum material para a gente continuar treinando. Além disso a equipe também deu suporte com tratamentos, como a fisioterapia e o treinamento físico”, relata a atleta.
Com o inicio da pandemia e a pausa das atividades, as atletas tiveram que se preparar em casa para não perder o ritmo, Luana contou como a equipe vem mantendo forma para a volta do Amapazão.
“A gente tá mantendo a forma na medida do possível, controlando a alimentação e treinando com a condição que temos agora. No domingo (23) nós já fizemos um jogo treino inclusive e no outro esperamos fazer mais um”, explicou.
As competições femininas do Amapá seguem paradas desde dezembro de 2019, quando o Oratório foi campeão estadual. Luana comenta a expectativa para o retorno das competições.

“Bom, depois de passar meses sem jogar, o que a gente não esperava, para uma atleta é sofrido, passar meses sem fazer o que a gente ama, então a expectativa é muito grande. Graças a Deus a gente já tá voltando aos treinamentos e daqui a pouco os estaduais”, concluiu a jogadora.
O Oratório é a única equipe amapaense feminina que já tem alguma competição confirmada no calendário. A Orca vai jogar o Campeonato Brasileiro Série A2, que inicia no dia 18/10, a técnica Sônia Soares conta que o elenco está treinando para o Brasileirão, enquanto o Amapazão segue sem uma data especifica.
O site Catraia Digital entrou em contato com a assessoria de comunicação da Federação Amapaense de Futebol (FAF) para saber se já existe alguma data prevista para o Amapazão feminino. A entidade disse que a principio eles resolveram dar andamento as competições que já tinham iniciado, como os campeonatos masculinos sub – 17 e profissional. A federação disse ainda que a retomada das competições de futebol feminino devem ser discutidas nos próximos meses.