Estudo diz que 40% da floresta amazônica pode virar savana antes do fim do século

Segundo o estudo da Stockholm Resilience Centre, publicado na Nature Communications, 40% da floresta amazônica pode virar savana com base em dados atmosféricos

A falta de chuvas causada pelas emissões de gases causadores do efeito estufa pode transformar até 40% da floresta amazônica em savana antes mesmo do final deste século. A previsão é de um estudo do Stockholm Resilience Centre publicado nesta segunda-feira, 05, na Nature Communications.

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

O estudo levou em consideração os últimos dados atmosféricos disponíveis para simular a reação das florestas úmidas à mudança no regime de chuvas e as consequências da continuação do uso de combustíveis fósseis até o final do século.

A equipe de cientistas europeus notou que as chuvas na Amazônia já estão tão baixas que até 40% de sua floresta pode se transformar em sistema de pastagem.

Segundo a autora da publicação,  Arie Staal, geralmente as florestas úmidas criam suas próprias precipitações por evaporação, beneficiando o crescimento das árvores. No entanto, o que se nota é um fenômeno totalmente ao contrário na Amazônia.

“Quando a floresta diminui, há menos chuvas, o que causa a seca, mais incêndios e perda de árvores: é um ciclo vicioso”

Facebook Comments Box
Avatar

Catraia Digital

Site colaborativo de notícias e variedades com informações atualizadas sobre o Amapá, o Brasil e o Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.