Conhecer para conservar: universitárias criam projeto para falar sobre a herpetofauna amapaense

Projeto “Herpeto Girls” foi criado por acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá
 
Por: Gabriel Dias
Um grupo alunas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) decidiu utilizar o Instagram para divulgar suas pesquisas na área de herpetologia, um ramo da zoologia, que consiste no estudo dos répteis e anfíbios. O projeto “Herpeto Girls” surgiu com o objetivo de divulgar para a comunidade local sobre a importância de espécies nativas da região Norte, e destacar a atuação das mulheres nessa área de estudo.
Segundo a estudante Tamylles Reis, de 20 anos, a ideia foi inspirada em outros perfis do Instagram que falam sobre animais e biologia, a maioria criada por homens. “O perfil foi criado por seis meninas de diferentes semestres do curso de Biologia para falar sobre Herpetologia, que é uma área estereotipada”, explicou.
O espaço traz vídeos e fotos tiradas pelas próprias universitárias durante trabalhos de campo pelos municípios amapaenses. “Os conteúdos que são publicados na maioria das vezes são relacionados a trabalhos que a gente já desenvolve, então a gente só adaptou e simplificou para que pudesse ser publicado no perfil. Sempre revisando e realizando mais algumas pesquisas pra ter como base bibliográfica.”, contou a estudante.

As universitárias também pretendem utilizar o espaço para comercializar produtos para custear as pesquisas do grupo na área de herpetologia. “A gente pretende continuar com o trabalho de divulgação científica, e iniciar a venda de bottons, marca páginas, camisas com imagens e informações de espécies do Amapá, e o dinheiro das vendas a gente pretende investir em publicações de artigos e participação em congressos na área herpetologica”, frisou Tamylle.

 
Uma publicação compartilhada por HerpetoGirls Store (@herpetogirlstore) em 25 de Mar, 2020 às 2:00 PDT
Facebook Comments Box

Gabriel Dias

Repórter e editor no site Catraia Digital, com passagens pelo G1 Amapá, Portal Terra e Torcedores.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.