Conheça o Itapetininga Kings, time de Flag Football formado em orfanato
Esporte semelhante ao futebol americano, o Flag Football tem mudada a vida de crianças em um orfanato no município de Itapetininga (SP)
No Brasil, o esporte mais famoso e acompanhado é o futebol, desde pequenos temos a cultura futebolística muito próxima. No entanto, nem todo caso é assim, em um orfanato no município de Itapetininga (SP) a paixão das crianças é pela bola oval. Quem iniciou, em 2017, os trabalhos de futebol americano no abrigo foi o monitor, Eric Gonçalves.
CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!
“No começo era uma atividade recreativa apenas. Eu comprei umas bolas e era mais uma brincadeira de corrida ou de passe, utilizada apenas pra passar tempo com as crianças. Ficamos assim muito tempo, brincando e sem regras especificas do FA. Eu só conhecia o fullpad então estava travado na ideia de capacete e equipamentos etc, então nem eu mesmo via um “norte” pra atividade.”, comentou Eric sobre o início das atividades.
Com poucos equipamentos para praticar o esporte o monitor resolveu utilizar uma modalidade derivada do futebol americano, o Flag Football. Nessa modalidade, não existem tantas pancadas (tackles), já que para interromper a jogada, basta capturar um pano preso na cintura do jogador.

“Então descobri o Flag Football, e um dia peguei um par de meias velhas e fiz uma tentativa de jogo de flag Football com as crianças. Elas entenderam o conceito do jogo e umas poucas regras que ensinei sobre, e ali sim nasceu realmente “um time”.”, contou o monitor.
A equipe foi batizada com o nome Itapetininga Kings e Eric conta que as crianças logo amaram o esporte. “Elas se apaixonaram de cara, queriam jogar todo dia. O fa (Futebol Americano) é muito envolvente, as crianças gostam de correr, e quanto mais aprendiam mais queriam jogar.”
Como em quase todo projeto, as dificuldades financeiras começaram a aparecer e ficava difícil manter a equipe. “A principal dificuldade é a clássica do Brasil, dinheiro. As crianças jogaram muito tempo descalças, de chinelo, sandália etc. Então eu fui comprando chuteiras e meias pra elas do meu bolso mesmo, tive a necessidade de comprar mais bolas. Sempre tem uma coisa que precisa ser substituída ou comprada. Hoje estou desempregado então vai ser um desafio maior ainda manter o time em 2021 até eu conseguir um novo emprego.”.
A equipe acabou crescendo, e já conta com uma equipe feminina adulta de Flag Football, e duas participantes faziam parte do abrigo. Maria Eduarda fazia parte do abrigo de acolhimento e hoje integra a equipe adulta. “Eu me divertia muito com as crianças, e me fazia esquecer os problemas que aconteceram comigo.”, disse Maria.
SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

Atualmente a equipe recebeu duas grandes contribuições para continuar o projeto. O time de futebol americano brasileiro, Corinthians Steamrollers, doou equipamentos de futebol americano para as crianças. Já a NFL Brasil entregou uma Jersey e uma bola de futebol americano, autografadas pelo Quarterback do Seattle Seahawks, Russell Wilson. Ambas as peças foram prêmios de uma rifa realizada pelo Itapetininga Kings.