Aumento de casos da covid-19 em crianças alerta pais e responsáveis em reforçar os cuidados

Crianças que estão no grupo de risco precisam de atenção redobrada e medidas preventivas devem ser impulsionadas para evitar a contaminação da doença

A Secretaria de estado da Saúde (Sesa) verificou entre os dias 14 e 20 de julho um crescimento na quantidade de crianças hospitalizadas em razão do novo coronavírus. Por conta das complicações que a covid-19 pode provocar, essa situação revela aos pais e responsáveis a necessidade de manter as devidas precauções.

CONHEÇA O CANAL DO CATRAIA DIGITAL NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

Cuidados que devem ser mantidos para proteger as crianças

Mirlene Maciel Negrão, médica da unidade pediátrica do Centro de Atendimento Covid-19 HU, explica que as medidas de prevenção devem fazer parte da rotina diária das crianças. A fim de evitar a contaminação da doença, é necessário manter e reforçar os cuidados, os quais são:

– Utilização de máscaras para maiores de dois anos;

– Permanecer em distanciamento social;

– Higienizar adequadamente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Crianças que ao mesmo tempo possuem mais de uma doença, seja em qualquer faixa etária, e também menores de dois anos precisam de atenção ainda maior.

“Essas crianças estão no grupo de risco e merecem cuidados especiais para não adquirirem a covid-19, pois podem ter uma pior evolução clínica da doença”, expôs a médica.

Sintomas da covid-19 nas crianças

Os sintomas nas crianças podem ser variados, com a possibilidade de apresentar apenas alterações simples ou então há chances de evoluir para complicações severas.

De acordo com Mirlene Maciel, os principais sintomas geralmente são dor abdominal, diarreia e vômito, que se percebe mais nas crianças menores de dois anos. Além disso, podem apresentar também tosse, coriza, obstrução nasal ou alterações na pele, tais como descamação de mãos e pés, além de dor de cabeça, febre, conjuntivite bilateral que estão entre os mais recorrentes em maiores de seis anos.   

SIGA O CATRAIA DIGITAL NO INSTAGRAM!

Como saber que é preciso levar a criança ao médico

As formas de manifestação do coronavírus podem comumente serem confundidas com as de outras doenças que ocorrem na fase da infância. Por esse motivo, havendo alguma alteração ou agravamento dos sintomas, é fundamental procurar ajuda médica.

A criança será avaliada e terá o diagnóstico feito pelo médico. Caso seja covid-19, será iniciado o tratamento estabelecido e se houver necessidade será encaminhada para internação.

Facebook Comments
Letícia da Paz

Letícia da Paz

Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Amapá e colaboradora no site Catraia Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.